top of page

Leão, o Sol e o homem

  • Foto do escritor: sol
    sol
  • 16 de dez. de 2022
  • 3 min de leitura

Atualizado: 27 de nov. de 2024

A alegria genuína do Sol talvez esteja justamente em ensolarar, em iluminar, em animar, em dar vida - ao mundo, a algo, a alguém. O Sol só é o Sol como o conhecemos porque nós damos a ele esta imagem e nesta imagem reside toda a sua força, todo o seu carisma, todo o seu poder. O signo de Leão, regido pelo Sol, fala sobre fama. Por que será que tantas pessoas famosas se desviam em mundos perigosos? Talvez porque gostariam de serem vistas por trás da imagem, gostariam que o mundo soubesse que também são humanas.


O lugar do Sol é um lugar, por vezes, solitário e de incompreensão, como essa música sobre o Super-homem: "Queria poder chorar, cair de joelhos, encontrar uma maneira de mentir sobre um lar que nunca verei." "Mas tudo bem, vocês podem todos dormir sossegados essa noite." Não à toa o Sol representa a figura do pai em nossas vidas. O Sol é o dono do sistema, é quem gerencia todos os planetas e escolhe a imagem, a fama que cada um vai ter, designa as funções. Na Astrologia, o Sol é uma representação de Deus, é a criação em si. Mas não um Deus além de nós, acima, fora do nosso alcance, invisível. É um Deus terrestre, homem, que caminha, cai, levanta, se machuca e que, muitas vezes, escolhe - assim como o Super-homem - manter a imagem externa para preservar a alegria no mundo. Escolhe manter o personagem, vestir a capa vermelha de super-herói, mesmo que pareça boba. O Sol preserva as crianças, sempre. Porque não serão para sempre crianças, se tornarão adultas e também conhecerão os truques por trás das mágicas, os bastidores por trás dos palcos. E, a seu tempo, poderão exercer com prazer as funções que ali residem e dar continuidade ao eterno e maravilhoso trabalho de proteger a base do mundo: a infância.


O Sol não expõe o seu núcleo, nós não aguentaríamos - perante ele, somos eternas crianças. Assim, ele irradia generosamente a sua luz de maneira que seja tolerável. É o responsável pela possibilidade da vida na Terra como nós a conhecemos e nunca saberemos exatamente como ele faz isso. Mas ele faz, simplesmente porque não há outra coisa a se fazer. É o seu lugar. Não fosse dessa maneira nada disso seria possível: esse texto, esse site, a astrologia, a descoberta do sistema solar; eu, você, as pessoas todas que conhecemos. A generosidade não está em dar tudo o que se tem, está na sensibilidade em dar àquilo que é necessário.


Essa música é como um desabafo do Sol-homem, esse que, mesmo cansado, está sempre alerta para manter todos em segurança, protegidos; tudo funcionando, tudo em ordem, tudo em perfeita distância e sintonia para que ninguém se queime, ninguém se machuque e todos possam descansar. E esse mesmo que precisa confiar que existem outros sóis além dele caminhando por aí, mesmo sem se identificarem. E que precisa confiar que ele próprio também faz parte de outros sistemas muito maiores, mesmo que seja impossível de enxergar do lugar aonde se encontra. Que é visto e protegido mesmo que ninguém fale isso diretamente a ele. Que escutar o som das crianças brincando é a música mais celestial que pode haver por aqui.


Super-Homem


Eu não suporto voar Não sou tão ingênuo Só estou tentando achar A melhor parte de mim

Sou mais que um pássaro Sou mais que um avião Mais que um rostinho bonito ao lado de um trem Não é fácil ser eu

Queria poder chorar Cair de joelhos Encontrar uma maneira de mentir Sobre um lar que nunca verei

Pode parecer absurdo Mas não seja tola Até heróis têm o direito de sangrar

Eu posso estar confuso Mas você não vai ceder Até heróis têm o direito de sonhar

Não é fácil ser eu

Acima, acima e longe, longe de mim Mas tudo bem Vocês podem todos dormir sossegados essa noite Eu não sou louco nem nada parecido

Eu não suporto voar Não sou tão ingênuo Homens não foram feitos para andar Com as nuvens entre seus joelhos

Sou apenas um homem usando uma capa vermelha boba Buscando por kriptonita nessa estrada de mão única Sou só um homem numa capa vermelha engraçada Buscando por algo especial dentro de mim, dentro de mim

Sou só um homem numa boba capa vermelha Só um homem buscando por um sonho Sou só um homem numa capa vermelha engraçada

Não é fácil Não é fácil ser eu



Comments


bottom of page