O Vértex é um ponto no nosso mapa que atua de modo inconsciente e vai falar sobre características e habilidades que temos dificuldade de reconhecer em nós mesmos, mas que estão ali prontas para serem descobertas. Assim, ele é frequentemente ativado no encontro com outras pessoas que possuam algum planeta ou ponto no mesmo grau e signo do nosso Vértex, ocasionando atrações que fogem à razão.
Lost in Translation (Encontros e Desencontros, em português) é um filme que retrata de modo bastante preciso as espécies de encontros ocasionadas por contatos ao Vértex: uma empatia muito intensa pelo outro, muitas vezes sem nunca ter visto a pessoa antes; uma sensação de compreensão, de notar e ser notado para além das aparências, mesmo sem haver um contato mais íntimo. É como se atravessasse as camadas mais externas e expostas (aparência física, status social, estado civil, idade, sexo, etc.) com uma facilidade descontrolada. O Vértex não fala necessariamente sobre encontros românticos - pode ser que culmine em, mas não é uma regra. Muitas vezes são pessoas aleatórias, em lugares aleatórios, usualmente desencontradas de si ou descontentes com a vida que levam. Encontros de Vértex não são encontros casuais, mas também não são encontros que parecem possíveis de serem levados a diante. São como fendas no tempo, estão condicionados a um determinado cenário específico que acontece fora do cotidiano habitual.
No filme, os protagonistas se encontram em um hotel em Tóquio. Estão de passagem. Ela, namorada de um fotógrafo famoso que vive em meio a celebridades; não se sente parte do mundo dele, está sempre sozinha. Ele - o outro protagonista - é um ator viajando a trabalho, casado e com filhos; claramente exausto da vida que leva. Os dois se encontram em um bar. Saem, se divertem, cantam, vivem situações fora do tempo e de suas realidades. Trocam muitos olhares, a química entre eles fica evidente; a cumplicidade e o carinho também. Mas nada acontece, de fato. Muitas vezes soa como uma amizade antiga. Eles não se envolvem romanticamente. Em um determinado momento do filme, ele passa uma noite com uma outra mulher; tem um caso. Esse ponto é crucial para dar contraste à relação existente entre os protagonistas: não é um caso o que acontece entre eles, não é algo que passa e a vida segue como se nada tivesse acontecido. Vértex afunda quando tocado. Proporciona encontros de uma sensibilidade inexplicável e de uma beleza estonteante. Por falar sobre o nosso inconsciente, tem uma inocência genuína envolvida. É intensamente delicado.
É impecável a maneira como a roteirista (Sofia Coppola) conduziu a especificidade de duas pessoas estranhas se encontrando, interagindo e se despedindo. Na vida real, é diferente - claro. Os envolvidos em encontros de Vértex estão sendo dirigidos por eles mesmos e é exatamente isso o que precisam descobrir. Os diálogos no filme são breves e a trilha sonora é um personagem principal. Uma das cenas mais pontuais se passa em um karaokê. "More than this" diz tudo o que precisa ser dito. "Mais do que isso, você sabe que não há mais do que isso." Um encontro de Vértex é isso. Isso que só existe ali. Fora dali, é uma miragem. Fora dali, na realidade, existem outras possibilidades, outros tipos de vínculo e de interação que necessitam levar em conta as camadas mais "superficiais" que esse tipo de contato desconsidera. O Vértex é um vão. Uma brecha aberta e vista apenas pelos envolvidos. E se tudo o que existe entre eles for isso, é insustentável que se mantenha no mundo real. Se houver mais, será visto. Não ali, mas por ali. A saída de Vertex é por dentro, um novo caminho se abre a partir dele. Por que ficar na porta quando há um mundo inteiro para ser vivido?
Encontros de Vértex mudam tudo sem que se consiga explicar nada. É isso.
More than this - Roxy Music
Eu pude sentir na hora
Não havia maneira de saber
Folhas caídas no meio da noite
Quem pode dizer onde estão soprando?
Tão livre quanto o vento
Esperançosamente aprendendo
Por que o mar na maré
Não tem como retornar?
Mais do que isso, você sabe que não há nada
Mais do que isso, diga-me uma coisa
Mais do que isso
Oh, não há nada
Foi divertido por um instante
Não havia maneira de saber
Como um sonho à noite
Quem pode dizer para onde estamos indo?
Não se preocupe com o mundo
Talvez eu esteja aprendendo
Por que o mar na maré
Não tem como retornar?
Mais do que isso, você sabe que não há nada
Mais do que isso, diga-me uma coisa
Mais do que isso
Não há nada
Mais do que isso, nada Mais que isso Mais que isso, nada
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